top of page

Quem sou eu enquanto psicóloga?

IMG_20230225_161021_edited.jpg

Bem, minha história com a Psicologia teve início aos 17 anos de idade, quando iniciei a graduação movida pelo desejo de algo compreender dos tão diversos porquês do comportamento humano. Sou formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e desde o princípio tive como maior foco a Psicologia Clínica. Entre as demais áreas de atuação, destaco o interesse pela Psicologia Social em diálogo com a Filosofia e a Psicologia Hospitalar.
 

Sou pós-graduada em Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em contexto pediátrico, tendo realizado enquanto psicóloga residente atendimentos hospitalares e ambulatoriais a crianças, adolescentes e adultos, em diversos dispositivos de saúde pública.

Minha escolha pela residência foi motivada pela oportunidade de aprendizagem em serviço, em níveis variados de complexidade em atenção à saúde, com possibilidade de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação.

Enfim, uma experiência de enriquecimento tanto a nível profissional como pessoal, pois acolher e acompanhar pessoas em situação de enfrentamento a um adoecimento crônico e/ou grave foi de uma lição indescritível sobre o poder da esperança à manutenção de saúde mental.

 

Também, sou pós-graduada em Psicopatologia e Saúde Mental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e atualmente mantenho uma rotina de estudos principalmente voltada à clínica psicanalítica e me disponibilizo ao atendimento psicoterapêutico de adolescentes, adultos e idosos na modalidade on-line.

 

Aliás, para finalizar, um pouco de minha relação com a Psicanálise: tudo me ocorreu/ocorre através da paixão pela Arte, campo do conhecimento com que a Psicanálise reconhece afinidades desde os tempos de Freud. Nesse sentido, compreendo na Psicanálise uma visão de ser humano e de mundo muito próxima da Arte e observo na Arte o maior potencial para expressão e compreensão do que há de mais profundo e desconhecido nas pessoas, daí minha aposta na abordagem psicanalítica como referencial teórico na atuação profissional.

bottom of page